Projeto Universitário Direito ao Ponto

Regras para a Publicação de Artigos de Universitários de Direito no site da Revista Direito ao Ponto

O objetivo do PROJETO UNIVERSITÁRIO  DIREITO AO PONTO é estimular os universitários a realizar pesquisas e produção acadêmica sobre temas de interesse nos vários ramos do Direito.

 

Autoria
O autor deverá ser obrigatoriamente universitário de direito regularmente matriculado em qualquer Faculdade de Direito do País. Não serão aceitos artigos redigidos com a participação de terceiros ou por mais de um autor.

O site da Revista Direito ao Ponto não emitirá nenhum certificado de publicação de artigo, seja para efeito de contagem de pontos em concursos públicos, atividades extracurriculares de faculdades ou para quaisquer outras finalidades.

 

Orientador
Caberá ao universitário buscar um professor que lecione na área sobre a qual versa seu artigo, para orientá-lo na elaboração do mesmo. O orientador deverá aprovar o texto final e autorizar que seu nome seja expressamente citado no artigo, na qualidade de orientador.

 

Conteúdo
O artigo deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • abordar exclusivamente temas jurídicos;
  • não incluir nenhum tipo de tabela ou imagem;​
  • ser original e inédito, redigido em português;
  • ser gravado em documento word (.doc), sem proteção de senha;​
  • ter um mínimo de 2 (duas) e um máximo de 6 (seis) páginas, não computados currículos, notas e bibliografia, com o seguinte formato:

​espaçamento entre as linhas no padrão 1,5 e fonte Times New Roman ou  Arial no tamanho 12;
margens superior e esquerda com 3,5 cm, e margens direita e inferior com 2,5 cm;

  • conter um breve currículo do autor, com aproximadamente seis linhas;
  • conter um breve currículo do orientador, com aproximadamente seis linhas;
  • observar a seguinte ordem: título, texto, currículo do autor, currículo do orientador, notas e bibliografia (se houver).

 

Atenção: Não será publicado artigo que deixe de observar estritamente os requisitos acima, ou cujo teor seja excessivamente superficial, resumido ou considerado pouco relevante para o público do site da Revista Direito ao Ponto, ou que contenha pouca opinião do próprio autor sobre o tema abordado (excesso de citações de outros autores), ou que apresente erros de ortografia ou gramática, ou que gere suspeitas de plágio ou de qualquer violação da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98).

Se aceito o artigo, o mesmo será publicado até três meses depois do recebimento, sendo o autor disso informado. Não sendo publicado dentro desse prazo, o artigo se considerará recusado.

 

Envio do Artigo
O artigo será enviado por e-mail para revistadireitoaoponto@rgmproducoes.com.br e conter, na linha de assunto, “Artigo Universitário” (sem aspas) seguido do nome do autor. O e-mail conterá ainda os dados pessoais do autor (nome completo, identidade, instituição de ensino, período), que assim os declara verdadeiros, podendo responder civil e criminalmente em razão do que não corresponda à verdade.

 

Direitos autorais
Ao submeter seu artigo ao site da Revista Direito ao Ponto, o autor estará, para todos os efeitos legais, formalmente aceitando as condições aqui previstas e declarando que:

  • é titular dos direitos autorais respectivos, cabendo-lhe portanto responder pessoal e exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos;
  • autoriza a Revista Direito ao Ponto a adequar o texto do artigo a seus formatos de publicação e a modificá-lo para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa;​
  • autoriza o site da Revista Direito ao Ponto a publicar o referido artigo sem qualquer ônus, em qualquer meio, veículo, modalidades ou idioma, sem limitações quanto a número de exemplares, território ou qualquer outro aspecto, com exclusividade pelo prazo de três meses a contar da publicação, podendo o autor, depois desse prazo, dispor livremente do texto, sem prejuízo do direito do site da Revista Direito ao Ponto de mantê-lo em seu acervo e disponível para acesso dos seus leitores.